Promover Saúde e Educação


  Contato : WhatsApp (98) 98179-9207 | Fixo (98) 3301-7211

NUTRIÇÃO ESPORTIVA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo dos profissionais um aperfeiçoamento constante e aumento de sua qualificação através da escolha de uma especialidade. A característica generalista dos cursos de graduação em Nutrição não permite que sejam abordados diversos temas com profundidade, o que torna necessário o estudo continuado através dos cursos de pós-graduação. A Nutrição esportiva é um tema extremamente atual, que visa ampliar o trabalho do nutricionista, focando não só na quantidade e qualidade da dieta, mas também oferecer aos profissionais nutricionistas a oportunidade da aplicação da nutrição esportiva, com foco na otimização da prescrição dietética e suplementação esportiva.

Projeto Pedagógico

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I

Estudo das vias metabólicas produtoras de ATP; Introdução ao metabolismo. Metabolismo
Basal. Fatores que afetam o metabolismo basal. Vias energéticas e interações metabólicas nos diferentes tipos de exercícios físicos. Produção de lactato no exercício e sua remoção para a circulação, mitocôndrias, metabolismo oxidativo, metabolismo ácidos graxo, ciclo da Beta Oxidação, ciclo de Krebs.

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II (SISTEMA
NEUROMUSCULAR)

Neuromecânica, estudo da interação do sistema nervoso e motor na produção e regulação do movimento. Identificação das estruturas responsáveis pela geração do movimento, respostas e adaptações funcionais do sistema musculoesquelético.

NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA I

Necessidades e Recomendações Nutricionais: Nutrientes, Grupos/Pirâmides de Alimentos, Guias Alimentares; Necessidades e Recomendações Nutricionais (na saúde, doença e performance), DRIs- Avaliação Dietética e Nutricional. Disbiose e destoxificação aplicada ao exercício e treinamento físico, sistema imunológico e modulação imunológica na prática de atividade física, sistema hormonal e modulação hormonal na prática de atividade física. Nutrição aplicada às modalidades esportivas cíclicas, acíclicas e resistidas, nutrição em situações especiais de desportos.

NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA II

Prática e elaboração de cardápios.

SUPLEMENTAÇÃO

Suplementos – tipos, função, indicação (isolados, manipulados, complexos multivitamínicos e minerais).Prescrição e formulação nutricional e fórmulas magistrais para emagrecimento, hipertrofia, modulação hormonal, performance e desempenho.

AVALIAÇÃO CLÍNICA, ANTROPOMETRIA E EXAMES
BIOQUÍMICOS

Aprofundamento de técnicas de avaliação antropométrica, conhecimento mais elaborado sobre os exames bioquímicos clínicos.Exame físico e história clínica.

METABOLISMO E OBESIDADE

Obesidade: etiologia, classificação. Princípios para prevenir e tratar a obesidade; O ambiente Obesogênico; Programação metabólica para a obesidade; desequilíbrio funcional na obesidade: uma doença nutri-neuro-imuno – endócrino -metabólica; A Inflamação crônica do tecido adiposo; a resistência insulínica da obesidade; estresse e obesidade abdominal: ênfase nos níveis de cortisol; Relação obesidade e intestino.

GASTRONOMIA FUNCIONAL , PERSONAL
DIET E MARKETING NUTRICIONAL

Valor nutritivo e caracteres organolépticos dos alimentos. Terminologias, equivalência
peso/volume. Pré-preparo e preparo de alimentos. Preparações de alimentos de origem animal e vegetal e sua utilização em dietas normais. Processos de cocção, métodos de preparo e sua aplicação para conservação ou melhoria das características organolépticas, valor nutritivo e digestibilidade dos alimentos. Introdução ao planejamento de cardápios.Significado, Atividades e atribuições de Personal Diet; Legislação, Ética e histórico; Personal diet: a nova opção de trabalho para o nutricionista; Atuação do nutricionista como Personal Diet; Vantagens do atendimento domiciliar; Marketing e empreendedorismo; Marketing aplicado; Noções gerais de empreendedorismo em nutrição- fatores-chave para o sucesso profissional; Relação profissional x cliente;
Divulgação – materiais e métodos; Pré-implantação – estrutura do serviço; Etapas do serviço, elaboração da proposta de serviço. Cálculo do custo do serviço; Elaboração do cronograma de atividades e contrato de prestação de serviço; Equipamentos básicos – quais são, para que servem, quanto custam e como adquiri-los; Adipômetro, Estadiômetro, fita métrica; Equipamentos complementares; Bioimpedância (bia); Aparelho de pressão arterial, montagem das fichas; Ficha de avaliação e anamnese alimentar; Ficha de controle de aceitação das preparações; Ficha para aplicação do checklist no ambiente de preparo; Montagem das sessões de reeducação alimentar; Montagem dos treinamentos, Implantação; Serviços do programa Personal Diet; Consulta familiar.

BIOÉTICA E PSICOLOGIA EM SAÚDE

Estudo da Bioética como a Ética da Pesquisa e do trabalho dos profissionais de saúde com base na concepção principialista de Potter. Ética em pesquisa com seres humanos correlacionando-as com os princípios da Ética. Legislação que rege a ética em pesquisa e a atitude ética do pesquisador no respeito à pesquisa e ao pesquisado, ao seu esclarecimento para a concordância em participar do estudo e ao respeito às suas características individuais. Fundamentos da clínica, epistemologia da clínica e do método clínico. Psicologia da saúde: conceituação, enfoques teóricos e metodológicos. Representações culturais de saúde e doença. A relação equipe clínica-paciente. O paciente e a hospitalização. Fundamentos e abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

IMUNONUTRIÇÃO E FARMACONUTRIÇÃO

Efeitos dos nutrientes, incluindo macronutrientes, vitaminas, minerais e oligoelementos nos processos inflamatórios do corpo humano, nas atividades das células brancas do sangue (leucócitos), na formação de anticorpos bem como na resistência às doenças. Aspectos farmacológicos das interações entre alimentos e medicamentos ; Fatores de risco para interações entre alimentos e medicamentos; Efeitos dos alimentos no tratamento medicamentoso; Efeitos de fármacos nos alimentos e nutrição; Modificação da ação dos fármacos por alimentos e nutrientes; Efeitos dos fármacos sobre o estado nutricional; Excipientes e interações entre alimentos e fármacos; Tratamento nutricional clinico.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Políticas de Saúde no Brasil, Legislação do SUS, Processo saúde-doença e promoção da saúde, Cenário Epidemiológico atual. Vigilância em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde, organização, funcionamento e modelos de gestão do Sistema Único de Saúde.

BIOLOGIA MOLECULAR E
BIOQUÍMICA FISIOLÓGICA

Nutrientes essenciais e relação entre dieta e doenças crônicas. Valor energético do alimento, determinação do consumo de energia, necessidades energéticas humanas e mecanismo de regulação o balanço energético. Organização do corpo humano, nível químico, nível celular, nível tecidual, nível orgânico, nível sistêmico e nível de organismo. Estruturas celulares: membrana plasmática, núcleo, ribossomo, lisossomos, reticulo endoplasmático liso e rugoso, complexo de golgi, mitocôndrias. Processos vitais do corpo humano: metabolismo celular, diferenciação, responsividade, crescimento, movimento, reprodução, manutenção da homeostase. Energia: trabalho celular, atividade cardiovascular, atividade nervosa e endócrina, ventilatória e muscular. Carboidratos: Classificação, estimativa, disponibilidade e consumo, digestão e absorção, resposta glicêmica, metabolismo, ingestão recomendada, carboidratos e doenças e erros inatos do metabolismo. Lipidios: lipídios naturais da dieta, gorduras da dieta alteradas pelo processamento dos alimentos, digestão absorção e transporte, metabolismo, efeitos na saúde e recomendações de ingestão. Proteinas: crescimento e manutenção da saúde, constituição proteica do corpo humano, aminoácidos e outros compostos nitrogenados,
proteínas da dieta, pool de aminoácidos, turnover, síntese e degradação, ferimentos e traumatismos, balanço nitrogenado, metabolismo da ureia, constituição das proteínas da dieta, desequilíbrios e recomendações de ingestão.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

RG E CPF, DIPLOMA OU DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO, HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.