Promover Saúde e Educação


  Contato : WhatsApp (98) 99140-7873 | Fixo (98) 3301-7211

Informações sobre Saúde

Como deve ser o consumo de água antes, durante e depois o treino?

O consumo de líquidos é livre devido à perda de água através do suor. A recomendação da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva é para ingerir de 250 a 500 ml de água até 2 horas antes da atividade e durante esta beber água a cada 15 minutos. Em exercícios prolongados, que ultrapassem 1 hora de duração, é importante fazer a reposição de minerais como sódio e potássio. Esta reposição pode ser feita através de bebidas isotônicas (ex.: Gatorade®).

O principal cuidado em relação à hidratação durante o exercício é que quando a reposição hídrica não é feita adequadamente, existe o risco de desidratação que pode causar sintomas físicos (tontura, mal estar, desmaio, fraqueza) e queda de rendimento.

Quais perigos envolvidos em praticar atividades físicas sem uma alimentação adequada?

Praticar atividades físicas sem uma alimentação correta pode acarretar algumas conseqüências, como:
– Mal estar devido pressão baixa, ou, glicemia baixa (isso ocorre principalmente quando a atividade é praticada em jejum);
– Dificuldade em alcançar os objetivos traçados: perda de peso, ganho de massa muscular, entre outros;
– Baixo rendimento esportivo;
– Alterações gastrointestinais (como diarréia e vômitos);
– Desidratação.

O que é Nutrição Funcional?

A nutrição funcional baseia-se na idéia de que há alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva. Ou, ao contrário, que conseguem anular efeitos negativos de outros.

 

Os estudos entre a nutrição e a expressão dos genes têm ganhado cada vez mais relevância. Hoje, já sabemos que com uma dieta adequada à singularidade das diferentes pessoas, é possível equilibrar o ecossistema do organismo e evitar o desencadeamento de várias doenças a que algumas pessoas poderiam estar predispostas” a ter, como obesidade ou diabetes.